Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Me Thinks #5: We Were Liars

Título: Quando Éramos Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Ano / Páginas: 2014 / 312
Descrição aqui

Rating: 4 de 5 pastilhas-elásticas


O QUE É QUE É ISTO? MAS QUE É QUE ACONTECEU NESTE LIVRO? MINHA NOSSA SENHORA DA AGRELA, QUE NÃO HÁ SANTA COMO ELA! QUÉ ISTOOOOO?

Eu acabei de ler este livro esta manhã. É um livro que se lê relativamente rápido e que eu li em 3/4 dias.... eu sei que há pessoas que ficam na expectativa para ver o que acontece e que têm que ler sempre mais mas para ser sincera este livro não me deixou com ânsias de o acabar.

Eu não sabia o que ia acontecer, apesar de que calculava que não era nadaaaaa de bom mas também não posso dizer que fiquei assim muito surpreendida com o final. Acho que era mais porque tinha quatro mil planos na minha cabeça (nenhum deles foi o que se passou mas still!) e fiquei mais tipo WHAT THE FUCKKKKK.

Para ser sincera, eu no inicio não estava a perceber nadaaaa. E ainda agora, que o acabei, uma amiga me perguntou o que eu achei e eu só consigo pensar que é dos livros mais estranhos que já li! Vale pena escrita mas a história e as personagens são tão mas tão estranhas, e tem tantas metáforas que por vezes fico na dúvida se as coisas são reais ou não. (Bom, no final, sabemos tudo).


Resumindo história (SEM SPOILERS), os Sinclairs são assim uma familia super rica e super alta classe, encabeçada pelo Harris, o avô, que tem 4 filhas e cujas filhas têm muitos netinhos, os mais importantes dos quais: Johnny, Mirren, Cadence, a quem se junta o Gat, quando uma das filhas fica em união de facto com o pai do Gat. Ora, o Gat e seu pai não são caucasianos o que cria um grande problema numa familia tipicamente americana e que leva o avô a querer deserdar a filha. Acho que basicamente basta saber que nesta familia tudo gira em torno das aparência e que é o avô que dita as regras.

Eles têm uma ilha privada onde todos os verões vão passar férias, até que no Verão 15 existe um acidente com a herdeira, a Cadence, e que a leva a perder a memória. Basicamente, o livro gira um pouco em torno de descobrir o que realmente aconteceu nesse verão e de ajudar a Cadence a recuperar a memória, por isso já veêm, nada de bom podia advir desta premissa. E fico-me por aqui.

O QUE GOSTEI [SEM SPOILERS]:
- A escrita: para mim foi a escrita deste livro que me levou a dar 4 estrelas porque é tão afkjhsadifjadjhf. muito word porn. Eu sei que esta escrita não será ideal para toda a gente, mas eu amei e foi o que me fez continuar com o livro. Se o livro tivesse tido uma escrita corriqueira, teria desistido dele, muito provavelmente.
- A personificação das emoções: perceberão quando lerem; torna tudo muito real.
- A mãe da Cadence: também vão perceber quando lerem e tal como eu, vão odiá-la no inicio mas depois, no final, quando tudo fizer sentido vão ficar *hugs* e *coraçõezinhos*



O QUE NÃO GOSTEI [SEM SPOILERS]:
- O título: não faz sentido. nenhum. (desenvolverei mais este ponto lá em baixo, quando falar com spoilers);
- O facto de terem introduzido muitas personagens e de eu não saber o nome de ninguém: um dia li uma artigo que dizia que não devemos introduzir mais de 4 personagens por página e acho que faz sentido. O que acabou por acontecer foi eu não saber quem é que era filho de quem, que irmã é que era isto ou aquilo.... eu li isto em ebook e por isso não me era fácil estar sempre a retroceder páginas para ver a árvore de familia.
- Os personagens: eu não me consegui ligar a nenhum dos personagens, nenhum deles tinha traços que identificássemos em nós ou nos nossos amigos. Eram todos manipuladores e calculistas e sinceramente não consegui sentir mais que pena por eles.

E é isto. A minha parte sem spoilers termina aqui!!!! Já sabem que abaixo do corte vão haver spoilers porque tenho MUITO a dizer sobre este final. Ai, oh meu Deus, se tenho a dizer sobre este final!!!!

p.s.: este livro tem criticas MUITO positivas mas também MUITO negativas, então eu sugiro que vocês peguem neste livro e leiam por vocês próprios e decidam por vocês se gostam ou não. E não leiam spoilers, por favor!!!!!

p.s.s.: a minha quote do livro será esta (visto que já tinha partilhado a minha favorita neste post):

“We read all twenty-eight emails. 
When she is finished, Mirren kisses me on the cheek. "I can't even say sorry," she tells me. "There is not even a Scrabble word for how bad I feel.”


****************EXISTEM SPOILERS ABAIXO DO CORTE ****************


Eu criei esta secção com spoilers porque tenho muitas questões, pessoal!!!!! Por isso, vou estruturar esta parte de forma um bocadinhoooo diferente do que costumo fazer e colocar mesmo as perguntas e as minha divagações sobre as mesmas!

1. Alguém mais teve mil e quinhentas teorias ao longo do livro?? 

(Bem, eu sei que sim porque já tive a ver imensos vídeos no youtube!).... eu tive quatro mil teorias mas confesso que nunca, n-u-n-c-a, pensei neste final!!!! Algumas das minhas teorias foram:
a. alguém deu uma valente coça à Cadence porque ela era a primogénita e herdeira da família e, por isso, se ficasse 'tontinha' o avô nunca lhe daria a herança (cheguei a semi apontar o dedo a uma das tias, a que era mãe do Johnny e cujo nome nunca decorei);
b. cheguei a pensar que toda a família tinha estado envolvida em algo terrível e daí termos uma das tias a chorar durante a noite com o casaco do filho (pensei que tivesse sido o casaco mais à mão. que burra!!!!), os primos com insónias e um New Clairmont todo renovado;
c. cheguei a pensar que tinha sido o Gat a fazer mal à Cady e a fazer alguma coisa à família! (mas nunca pensei em violações nem nada desse tipo!)
d. eu pensei que o Gat pudesse ter engravidado a Mirren e que o Johnny (e todos) soubessem disso;
e. cheguei a pensar que a Cady estava, na verdade, morta e que por isso é que ninguém lhe ligava pevide, que todos sofriam a morte dela e ninguém a via realmente MAS ESTA TEORIA FOI TÃO PATÉTICA OMG.

tipo.... eu nunca pensei que na verdade todos estivessem mortos menos a Cady!!!! Eu nem nunca pensei que os cães pudesse ser indicador de tragédia (tipo... eu achei que tivessem morrido de velhice, como a avó, e assumo, eu que odeio cães sofri muiiiiito com a morte desses pequerruchos!).

A sério, eu sei que haviam mil pistas espalhadas mas eu não fiz nada delas e então quando cheguei ao final e vi que os Liars estavam mortos e que, de certa forma, tinha sido culpa da Cady eu fiquei a sentir-me muiiiiito burra mas ao mesmo tempo... acho que é isso que prova que a E.Lockhart foi uma boa autora, porque ela escondeu provas mesmo em frente do nosso nariz e disse-nos 'now you see me but you don't' AND I DIDN'T!!!!! Urgh. 


O final foi tão afkhskjfhak. Eu não posso dizer que foi inesperado porque na verdade, eu já estava à espera que tivesse sido uma grande tragédia e eu pressentia que havia algo de mal com o Johnny, Mirren e Gat mas sei lá, pensei em tudo menos nisto.

Eles estavam ali... a falar e a interagir com ela! O que me leva à minha segunda questão:

2. Os Liars eram só alucinações da Cady ou eram fantasmas?

Então, eu não considero este livro supernatural e também não costumo acreditar nisto mas eu quero muito acreditar que os Liars eram fantasmas. E a razão pela qual quero acreditar nisso é porque dói menos. Existem algumas provas disso, por exemplo, quando o Thaft liga à Cady e diz que Cuddledown está assombrada ou quando uma das gémeas fica muito interessada por coisas mortas; a própria mãe da Cady a certa altura ameaça a Cady que se não disser ao avô que quer educar os filhos em Windemere, que a afasta do Gat mas na verdade o Gat já havia morrido então.... eu fico a pensar que a Penny (mãe) também pressentia alguma coisa estranha naquela casa e daí nunca ninguém lá ir.

É-me também mais fácil acreditar nisto porque não quero acreditar que tudo o que a Cady fez com eles no verão 17, fez sozinha. Conseguem imaginar? Subir ao telhado e jantar sozinha, ir andar de canoa sozinha e até quando saltam do penhasco, que ela segue o Johnny e Gat...na verdade, seria uma alucinação dela e possivelmente uma forma de se matar???? Quero acreditar que são fantasmas, também, porque eles só aparecem quando a Cady chega à ilha. Se fossem alucinações criadas pelos medicamentos, não estariam sempre com ela?? E não ficariam para sempre com ela??

Mas quão triste foi o momento em que se descobriu tudo e pensamos: o que sente uma mãe, que perdeu os filhos, ao receber, dois anos depois, prendas para eles vindos da pessoa que esteve envolvida e que foi a única sobrevivente do incêndio?? E o que sente uma mãe ao ver a sua filha tão afectada com isso?

Ai, a sério. Sofri muito com isto e eu nem gostava assim muito de ninguém mas fiquei sentida.

E também é por isto que fiquei muito emocionada com a mãe da Cady, porque a vemos sempre como uma mulher séria e inflexível mas depois temo-a aqui a dizer à filha que a ama e no final percebemos, é como se ela lhe estivesse a dizer: "Tu podes ser uma maluquinha de Arroios mas eu amo-te, sempre, para sempre." Quiii lindo! E quando a Mirren, já morta, grita para o mar: "EU AMO A CADENCE, EU AMO A MINHA PRIMA CADENCE" como a perdoá-la :')


3. A Cady não se lembrava mesmo de nada?

Eu acredito que  ela se lembrava de tudo mas que bloqueou essas memórias como forma de ultrapassar a dor. Acho que os pequenos contos que nos vai contando ao longo da história são prova disso.

4. Porque é que o livro se chama We Were Liars??

Eu não percebia bem isto mas agora vejo a luz!!! Eu fiquei assim, mas que raio, porque é que isto se chama 'Quando Eramos Mentirosos' quando nenhum deles mentiu assim tanto, de facto??? Mas em conversa com a minha mãe, ela disse-me "então, era quando eles eram mentirosos... a história da vida deles, porque depois morreram e deixaram de ser mentirosos". E isto faz muito sentido! Eram e já não são. Obrigada, mãe!

E agora deixo aqui um vídeo de um canal que achei, de uma rapariga que releu todo o livro e juntou as pistas. E que me deixou a sentir-me ainda mais burrinha. Tipo.... como é que não vi isto??

  

Aiii e já agora deixem-me as vossas opiniões todaaaaaas aqui em baixo. Gostaram, não gostaram? Já previam? Ficaram surpreendidos? Choraram muito???

2 comentários:

  1. Hmm realmente nao fiquei com muito interesse em ler este livro pelo que escreveste da parte sem spoilers por isso... ja volto que vou ler os spoilers!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAH é um livro muiiiito estranho, juro. E acho que fiquei ainda mais escandalizada quando o acabei. A sério... acho que se não fosse a escrita o tinha largado logo.

      Eliminar