Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Me Thinks #4: The Bronze Horseman

Título: O Grande Amor da Minha Vida - O Cavaleiro de Bronze
Autor: Paullina Simons
Páginas / Ano: 811 /1997
Descrição aqui

 Aiiiii, depois de ter partilhado convosco a minha euforia no inicio deste livro (aqui, aqui, aqui) venho agora fazer a minha review final! Aviso que esta opinião vai ser longa e vai ter spoilers (os spoilers vêm só depois do corte por isso podem ler até lá!).

Eu acabei de ler este livro na semana passada mas este é um livro que, quer se goste ou não (pelo que tenho visto as opiniões são bastante divididas: há quem goste e quem odeie), nos deixa exaustos. Existem pessoas que se queixam da repetição de algumas situações, quer dos tempos de guerra, quer a nível da carência alimentar que houve ou mesmo das cenas de amor, mas para mim foram estas cenas, escritas por mais que uma vez que me fizeram realmente viver o livro. É um livro que vivemos muito intensamente, senti imensas emoções ao longo das páginas desde a angústia, aos nervos....houve até uma parte em que não queria ler mais por medo do que para lá viesse. Chegamos ao fim mesmo cansados, uma viagem e tanto, e foi por isso que fiz esta semana de pausa para colocar as ideias em ordem.


Senti-me como se fosse um membro da família da Tatiana, como se vivesse naquele quartinho e andasse todos os dias até à loja com a Tania para levantar a comida a que tínhamos direito. Senti-me como se só comesse 200g de pão por dia e como se tivesse que andar com toda a roupa que tinha no roupeiro vestida para não ter frio. Se esperam um livro que seja um romance fácil, este não é o livro para vocês.

Este é, acima de tudo, uma história de guerra. Uma história contada desde a frente de batalha mas também desde os cidadãos que não andam com armas mas que sofrem os efeitos dessa guerra. A escrita é linda, para mim é das escritas mais fáceis que já vi em livros e acho que o facto de a autora ter nascido neste clima que aqui retrata facilitou na construção do livro e de todos os cenários.

Apaixonei-me pela Tatiana! Ela é a personagem principal e eu devo-vos dizer que acho que nunca vi uma personagem tão bem escrita e que crescesse tanto ao longo da história como ela. É possível que ao lerem o livro se enervem com esta menina de 17 anos, muito ingénua no inicio, disposta a ajudar todos e por vezes sofrendo com isso, mas também vos garanto que vão sentir que a têm que proteger. Dos outros personagens falarei na parte dos spoilers.


Que vai começar agora. Portanto, se não querem ler spoilers, é aqui que devem deixar de ler esta review, daqui para baixo vai ser só desancar nos pobrezitos ;) apesar de o livro estar dividido em 4 capítulos, eu vou dividi-lo em 3 abaixo do corte: Pré-Lazarevo; Lazarevo; Pós-Lazarevo.

Para os que ficam por aqui, tenho a dizer que recomendo muiiiito este livro. Consumiu-me, eu zanguei-me com algumas personagens e revirei algumas vezes os olhos, mas é uma história linda, principalmente para todos os amantes de história que conta os dramas de uma nação comunista e que coloca os ideias comunistas de uma perspectiva de quem sempre lá viveu (Tatia) como de uma perspectiva de quem veio dos USA (Alex).

********* ABAIXO DO CORTE EXISTEM SPOILERS!!!!!! *********



Como disse na linha de cima, aqui começam os spoilers (repito muitas vezes para não dizerem que não foram avisados) e vou dividir esta opinião em três partes: Pré-Lazarevo; Lazarevo (aka sex partyyyy); Pós-Lazarevo. Então vamos lá:

PRÉ-LAZAREVO

Neste inicio de livro conhecemos os personagens, citando assim os 4 principais temos: a Tatiana e a Dasha, que são as irmãs Metanova; o Alexander e o Dimitri, que são soldados do Exército Vermelho, tendo o Alex um cargo mais importante que o Dima. Neste começo de livro enervei-me muiiiiiiiito com a Tatiana, meu Deus! Só me apetecia dar-lhe calduços, ela não fazia nada de correcto e quando falava com o Alex, só lhe saltavam disparates da boca (pronto vá, queria proteger a mana).... mas enervou-me ainda mais a familia da Tatiana!!! 


GAHHHH, POSSO-LHES BATER, foi o que pensei durante todas - t-o-d-a-s - as interações entre esta familia Metanova (vou excluir a Babushka e o Deda, que também se foram logo embora *sniff*, mas que eram os únicos que não tratavam a Tania abaixo de cão). Apesar de no inicio odiar esta família e sentir muita raiva por fazerem da Tania escrava, depois, mais tarde, tive pena deles mas não ao ponto de os perdoar. Achei a Dasha muito parva, e vi até opiniões em que se interrogam se ela verdadeiramente amava o Alex...bem, eu acho que amava, não um amor à séria (alguém vomitou quando soube do casório???), mas um amor a sério para ela. Também era um bocadito tontinha, pronto.

Chegamos ao Alexander....bem. Eu aqui gostava imenso do Alexander, ele olhava por esta família e pela Tatiana mas também acho que ele bota muito as culpas na Tatiana, que vamos relembrar que tinha apenas 17 anos (face aos 24 do Alex), dizendo que é por causa dela que não estão juntos e isto e aquilo, mas ele é mais maturo, ele é que anda com as duas manas e na verdade, é fácil falar quando nada se tem a perder. Se a Tatiana abrisse declaradamente guerra à irmã e confessasse a sua paixão pelo Alex, as coisas lá no quartinho ficariam mil vezes piores para o lado dela e claro, vendo a desgraça que aquela família era (que ninguém levantava o bumbum para nada) e com um clima de guerra que não se sabia quando podia piorar, acho bem que a Tatia não quisesse adicionar um drama amoroso à mistura. Acho que foi uma atitude matura e consciente dela, ainda que um bocado mártir mas vá... e acho mal o Alex ter passado o resto do livro a atirar-lhe isso à cara.

 

É neste capítulo que acontecem as coisas mais arrepiantes: a fome, o frio.... aiiii...as mortes (não vou dizer de quem, caso não tenham lido e se estejam a aventurar no spoilers). A última parte deste capítulo vai deixar-vos lavados em lágrimas (a não ser que sejam corações de aço como eu) e vão querer atirar com o livro pela janela (eu não atirei, se não ia o pc atrás). Foi neste final de capítulo/fase da história que quis abandonar o livro por dor a mais....mas fui valente e continuei! Vamos ver o que achei.

LAZAREVO

Lazarevo, sítio onde são feitos os sonhos porque só se dorme aqui.... bem, foi mais que dormir que se fez aqui mas pronto, já mereciam os pobrezinhos!

Esta foi a parte chillax da história. Não aconteceu nada de mais e foi a parte em que pudemos todos respirar de alívio, "ufaaaa, a Tatia está segura, com calor e comidinha na mesa, que bom!".... claro que depois olhamos e ainda nos faltam 300 páginas para acabar e percebemos que rapidamente virá merda, mas podemos iludir-nos um pouco durante cerca de 100 páginas.

Neste capitulo, os dias podem ser descritos como: acordar, sexo, comer, sexo, pescar, sexo, lavar os dentes, sexo, apanhar ervas, sexo, comer, sexo, ver as estrelas, sexo, dormir, rapidinha a meio da noite. A sério. É muito sexo, por vezes constrangedor e com uma frequência que dei por mim a passar páginas e a dizer "volta, guerra, estás perdoada!". 

Apesar de nesta parte ser só peace and love, foi nesta parte que comecei a odiar o Alex. Bem, odiar é um termo forte....mas ele enerva-me. Ele sempre foi protector, sempre defendeu a Tatia até à quinta casa e pronto, ele até já gritava com ela mas ele elevou esse comportamento 10000000x mais! POR AMOR DE DEUS, CALA-TE, HOMEM, foi o que quis dizer.


Começou quando chegou a Lazarevo e começou a tratar mal toda a gente que tinha dado apoio à Tatia. Okay, ele podia estar magoado, mas são pessoas que de certa forma apoiaram a Tatiana e a protegeram e ele devia mostrar algum agradecimento por isso. Mas não. Desrespeitou-as, maltratou-as e ainda colocou a Tatia em cheque em frente delas. Se fosse à Tatia tinha-o mandado parar e tinha-lhe dito que assim não podia ser, mas ela ainda é jovem e não teve coragem para tal. Estás perdoada, Tatia!

Depois, aquele casamento super repentino... tipo whaaaat???? Não concordei mas pronto, lá se fez e ficaram felizes e deram inicio às suas jornadas de sexo louco. Mas ele ai ainda se torna mais protector e mais psycho!!!!! Ele grita com ela por tudo e por nada, ela deixa de sequer poder participar no circulo de costura que tinha na aldeia, deixa de poder fazer a sua vida e de ajudar as pessoas que tanto fizeram por ela para ficar a olhar para ele ou a fazer coisas para ele. Tipo.... QUÉ ISTO, NOSSA SENHORA???? 

Aliásssss, ele chega mesmo a manipulá-la e a jogar com as emoções dela! Por exemplo, quando lhe diz que só se casou com ela para dormir com ela???? E eu compreenderia se ele dissesse algo ofensivo para a assustar (visto que ela tem a tendência de se querer meter em guerras onde pode ser morta) mas nunca, NUNCA, devia ter dito isto, a circunstância não justificou e ele foi um otário! Aliás, citando a passagem que menciono:

"She pressed her body softly against his side, kissing his arm. “Shura,” Tatiana whispered, “how do you think I’ve been able to live out these days with you? I couldn’t continue if I thought you were leaving me. Husband,” she said, her voice like a black pit, “everything I have I gave to you. If you leave, you’re going to take it all.”

Alexander had to get off the bed before he lost his mind. He jumped down to stand on the floor. “Well, you’d better get more from somewhere, Tania!” he exclaimed. “Because I am leaving, and I’m leaving without you.”

Silently she shook her head.

“Don’t shake your head at me!” Alexander yelled. “There is a war on, for fuck’s sake! A war! Millions of people are already dead. What do you want, to be just another dead body without an ID tag in a mass grave?”

She started to convulse. “I have to come with you,” she said in her smallest whisper. “Please.”

(...) 

“You’re breaking the blockade? Where?”

“Can’t tell you.”

“You tell me everything.” She paused. “Don’t you, Alexander?” Tatiana asked pointedly. “Don’t you tell me everything?”

What was that in her voice? God. He wasn’t about to ask. “Not this.”

Tatiana jumped down. Alexander backed away. He couldn’t be far enough from her eyes and her body and her open palms.

“Tell me, Shura,” she said pleadingly. “You didn’t marry me to keep secrets.”

“Tania, I’m not having this with you! Do you understand?”

“No!” she yelled. “Why in the world did you marry me then, if all you wanted was to continue to lie!”

“I married you,” Alexander yelled in a breaking voice, “so I could fuck you anytime I felt like it! Don’t you get it by now? Anytime, Tania! What else do you think a soldier on furlough could possibly want? And if I hadn’t married you, all of Lazarevo would now be calling you my whore!”"

Muita violência psicológica nesta relação e para mim este capítulo não foi OK, não permito este tratamento e a partir daqui deixei de gostar do Alex, ele passou a ter um alvo nas costas, quis dar-lhe um par de estalos mais que uma vez. Não aceitaria que me tratassem assim, não aceitaria que tratassem alguém de quem gosto assim, e não aceito que tratem a minha filhinha Tatia assim. Nem em tempos de guerra nem de paz nem da p*ta que o pariu (desculpem o termo, mas basta de personagens destas!!!! Não são saudáveis, não devem ser romantizadas e não devemos dizer às mulheres que este tipo de homens são os que queremos para nós. NÃO, NÃO E NÃO!)


Não é uma relação saudável, não foi bom e acho muito chato e errado do lado da Paullina Simons estragar uma história e um livro perfeito com um personagem desta espécie! Andamos todos a torcer para que a Tatia não fique com o Dima para depois ficar com um igual???? POR FAVOR, avancemos.

PÓS-LAZAREVO

Este capítulo começa com uma péssima decisão da Tatia! Que aliás, más decisões dela são frequentes e só nos deixam o coração nas mãos.

Mas este capitulo foi aquele que eu mais gostei, para ser honesta, porque vemos uma evolução tão grande da Tatia e ela fica ainda mais fofinha e eu gosto de tudoooooo (menos do Alex!).

Aqui, ela, que voltou para Leningrado para ver do seu Alex que não lhe escrevia, volta a alistar-se como enfermeira no hospital e acaba ao serviço da cruz vermelha, onde conhece o Doutor Matthew (que não achei assim muito relevante para nada, mas vá) e acaba por ser enviada para a frente de batalha onde se volta a reunir com o seu grande amor!


Ora, eu gosto da forma como ela se impõe mais nesta fase (mas detesto como o Alex está sempre a querer que ela se dispa e etc no hospital??? Tipo, não, por favor, controla as hormonas!), é mais dona do seu nariz e apesar das decisões não serem sempre as que mais gostaria, toma as decisões que precisa para se pirar da Rússia para fora. You go girllll, mostra a tua fibra!

Até aparecer o Dimitri, claro. Eu vou confessar-vos que não percebo porque é que o Dimitri sobreviveu tanto tempo, porque é que o Alex foi tão burro com o Dimitri e lhe bateu e vez de o estrangular e fazer parecer acidente, e porque é que o Dimitri tem que arruinar a vida para toda a gente???? ARGHHHH, bolas, bem que podia ter morrido na batalha! Tanta gente boa que decerto merecia viver, e temos esta carraça da sociedade sempre presente.

Ganhei muita paixão pela Ina e pelo Matthew (mas continua a ser irrelevante, principalmente porque PRONTO...vocês sabem) e queria que tivessem seguido com a Tatia para os States e que a tivessem continuado a amar e a cuidar dela e que fizessem todos uma happy family but apparently we can't have good things.

Alguém chorou milhõooooooes com aquele final???? Passado uma semana acho que ainda estou a choar, oh my God. Porquê, Alex, porquê? :( :( :( Eu sei que não gosto de ti, mas porquêeeeeee?


Demorei mas já está. Sinto-me muito mais leve agora que deitei tudo cá para fora! Agora que escrevi esta review e que apaziguei a minha alminha, acho que vou a correr pegar no segundo livro para voltar a sentir uma montanha russa de emoções!

2 comentários:

  1. Aiiii eu nao li abaixo dos spoilers porque eu vou querer ler este livro e quero ser assim tao surpreendida e sentir-me assim tao euforica, angustiada, com receio, nervosa com a leitura do mesmo ahah mas tal como disse na tua outra publicaçao despertou-me muito o interesse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heheh bem, depois de leres o livro podes voltar e ler os spoilers :P que aliás, têm um gif do Dean para embelezar a coisa hihi

      Eliminar