Páginas

sábado, 14 de julho de 2018

os 7 livros de 2018

2018 não tem sido muito produtivo a nível de leituras, o que também se traduziu aqui na ausência do blog.

Deveu-se a um misto de vida profissional a acelerar, uma breve crise de motivação para todas as actividades em geral (excepção feita ao Netflix) e algumas crises a nível de relacionamentos pessoais. Verdade seja dita, apesar de ter colocado como objectivo ler 30 livros este ano (ah ah ah) ainda só li 7 e já vamos a meio do ano.

Não me preocupa muito o objectivo colocado. Importa-me mais levar as coisas com calma, encontrar equilíbrio e sobretudo ler com gosto, sem me estar a obrigar.
Como estive ausente não fiz review de nenhum dos livros que li, mas aqui vai um breve resumo das minhas leituras de 2018 (até agora):


"O Som e a Fúria", William Faulkner
Este foi o primeiro livro do ano e foi uma TRIP. Juro. É a história de uma família americana em decadência e cada capitulo - são 4 - são vistos da perspectiva de um dos membros da família. Acho que a beleza do livro está em ir descobrindo em quem narra o quê e devido a esta diferença de pontos de vista, ir descobrindo realmente o que se passou para as diversas pessoas terem opiniões diferentes sobre as mesmas personagens. Segue uma linha de escrever o presente e passado como se estivessem a acontecer naquele momento, o que se tornou, por vezes, confuso. O final e a história real em si, só se descobrem no epilogo (!!!!!) o que não deixou de ser estranho e de fazer com que passasse a história toda tipo 'what's going onnnnn'



"One of us is lying", Karen M. McManus
Devorei este livro em pouco tempo. É assim um mistério YA, passado nos EUA (where else?!) onde 5 adolescentes são castigados na escola e têm que ficar numa sala. Estes jovens são todos de grupos diferentes e durante a detention, um deles morre. O livro é uma busca de procurar quem é o culpado por esta morte e até foi engraçado... transmite mensagens mais profundas do que poderíamos achar ao vermos que é um mistério YA. Vale a pena!





"Evangelho Segundo Jesus Cristo", José Saramago
Este foi um livro que comecei ainda em 2017 e só acabei uns bons meses depois de entrar em 2018. Por um lado, demorou-me a entrar no livro, por outro lado não o queria acabar. A escrita de Saramago é deliciosa e, como sempre, este é um livro que nos faz pensar ao narrar a história de Jesus Cristo de uma forma... diferente.






"O Alquimista", Paulo Coelho
Já tinha tentando ler este Alquimista quando era mais jovem mas agora foi. Acho que é daqueles livros que cada vez que lermos, dependendo da nossa idade e da fase em que estejamos na vida, terá uma conclusão e um sentido diferentes para nós. Não diz nada que não se saiba já, mas faz-nos aperceber de que às vezes uma porta se fecha porque temos uma janela aberta que não vimos.






 
"The Book Thief", Markys Zusak
Eu tentei mas desisti. Não entendi mesmo o hype deste livro.








"O Cavaleiro de Bronze", Paullina Simmons
Ora estava eu neste impasse literário, em que nada conseguia ler e então peguei neste livro que adorei ler no ano passado. Não me alongo muito sobre ele, porque já tem opinião aqui no blog.
[Ver opinião]






"Chama-me pelo teu nome", André Aciman
O Call Me By Your Name é só o meu livro favorito até agora. O filme, o livro... tudo. Simplesmente incríveis e fizeram com que me voltasse a inspirar. Não me vou alongar, primeiro porque penso que já todos sabem do que se trata e, segundo, porque planeio escrever um post dedicado a este livro e filme.




E pronto, foram estas as minhas leituras até à data. E por ai, que andaram a ler?

2 comentários:

  1. Destes todos só li O Alquimista e gostei bastante. Também concordo que é um livre de interpretação “livre” por assim dizer, depende muito do nosso estado de espírito, é sempre um bom livro para reler por isso mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Da primeira vez que li nem sequer gostei mas desta vez encontrei vários significados e até ajudou assim a apaziguar a vida.
      Já te disse para leres Call Me By Your Name mas digo outra vez heheh :D

      Eliminar