Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Primeiras Linhas #7: As Flores de Lótus


Este livro deixa-me exciiiiiited!

Na semana passada, ia a passar na estante e vi este "Flores de Lótus" de José Rodrigues dos Santos lá estacionado e peguei logo nele. Era um livro que já queria ler à algum tempo porque trata de temas da 1º Guerra Mundial e das mudanças políticas e económicas do século XX, e como é uma época histórica que gosto muito, fiquei mesmo com vontade de o ler assim que saiu, mas o tempo foi passando e outros livros passaram pelos meus olhos primeiro, até chegar o momento em que decidi que ia mesmo pegar neste livro.

De momento, estou na página 150 e apesar de o livro ser sobre 4 famílias (chinesa, japonesa, russa e portuguesa) por enquanto ainda só foram apresentadas duas: os Teixeira e os Satake.

Até agora estou a gostar bastante e a sentir que a história é contada de uma forma que me vai ficar na memória. Senti que houve um choque de culturas entre esta nossa cultura ocidental e a cultura japonesa, e por momentos senti-me um bocadinho chocada e muito irritada (que leu estes primeiros capítulos e não quis abraçar a Aiko??? Aii, tadinha!).





A parte portuguesa é a que estou a gostar menos porque sinto que é um autêntico despejar de informação sobre a política/filosofia desde os tempos gregos, informação essa que realmente é demasiada para uma pessoa, caso não esteja já por dentro do assunto, reter e que torna a parte dos Teixeiras um bocadito chatinha.


Eu sei que muita gente não gosta de José Rodrigues dos Santos e que nem considera os seus livros obras literárias mas eu cá não me importo com a forma como escreve (sejamos honestos, não é assim fantástica mas está longe de ser horrível)  e acho que conta a história de uma forma interessante e que passa a mensagem que quer e tem de passar.

Como disse, já houve algumas partes menos interessantes e até chatinhas (aquelas aulas do Baptista, oh God, salvem-me!) mas está a andar, e está a ganhar ritmo. Vamos lá a isto!

Estou curiosa para conhecer as outras duas famílias que faltam, especialmente a russa já que a história soviética do século XX é dos temas históricos que mais me apaixona, interessa e prende.

Já alguém leu este livro? Partilhem opiniões!

4 comentários:

  1. Ja há muito que nao leio nada dele mas também sempre gostei, aliás os livros deles sempre foram dos que mais ficam frescos na minha memória portanto não tarda muito vou-me agarrar a outro! Este possivelmente não pára já mas fico a aguardar a tua opinião final ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que ele consegue passar a mensagem bastante bem! O unico que li foi o Furia Divina e achei totalmente diferente deste; este é mais debitar factos históricos e menos romance.

      Eliminar
    2. Ah eu adorei o Furia Divina, e outro que gostei muito também foi o Codex 632 e o Setimo Selo! :D temos sempre muito que ler nós!

      Eliminar
    3. Pois é!!! Tantos livros e tão pouco tempo!

      Eliminar