Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2016

6 coisas que aprendi a ver 'TUT'

Eu sou uma amante de história. E sou um bocadinho auto-didata porque não segui nenhum curso de história e quer dizer, quem é que ensina estas coisas egípcias e de faraós na escola, não é? Certo é, que  esta coisa de faraós e pirâmides, sempre me intrigou. Acho que os egípcios eram coerentes e morriam como viviam, de forma ostentiva.

Tendo em conta que sabia aproximadamente zero sobre dinastias egípcias, sabia, como todos, quem foi Tutankamon. Ou pensava eu que sabia. Recentemente vi o documentário 'Tut', sobre a vida deste faraó menino, um dos mais conhecidos e famigerados na atualidade, e claro que fui logo pesquisar mais documentários no youtube e informações à internet sobre se o que se passou na série foi de facto real.

De tudo o que descobri, vou contar 6 coisas. 6 coisas que aprendi a ver Tut e a pesquisar sobre ele. São 6 coisas que podem ser óbvias ou até polémicas, mas que eu vou aqui escrever para pessoas que, como eu, não sabiam da sua existência. Ora vamos lá:




1. O nome de Tutankamon era, na realidade, Tutancaton. Foi no quarto ano do seu reinado que Tut mudou de nome: ao retomar o culto aos Deus, algo que seu pai tinha descontinuado, Tutankamon assume este nome que quer dizer "Imagem Viva de Amon" (Amon era visto como Rei dos Deuses). A sua esposa (que era também sua meia-irmã), Anchesenpaaton de nascimento mudou também o seu nome para Anchesenamon ("Ela vive para Amon").

2. Não se sabe ao certo quem era o pai de Tutankamon. Na verdade, muito pouco se sabe sobre Tutankamon e existem suspeitas até que alguns documentos tenham sido erradicados para que nada se soubesse. Para alguns investigadores, Tut é filho de Amenófis III mas a tese mais aceite é que ele é filho de Aquenaton (Amenófis IV). A teoria de que Amenófis III seria o pai de Tut baseia-se em inscrições nas paredes do templo de Luxor em que Tut se dirige a ele como 'pai', contudo é importante mencionar que nesta altura 'pai' tinha um sentido muito amplo, não se restringindo a uma relação familiar.

3. Ele foi o último faraó da 18º dinastia. Com uma morte súbita (e com causa incerta), Tut não deixou descendência. A sua esposa acabou por casar com Ay, vizir (alto funcionário) de Tut mas acabou por falecer poucos anos depois do 2º casamento, abrindo caminho a que Ay se tornasse faraó do Egipto.

4. Pensa-se que Ay poderá estar por detrás da morte de Tut. Desconfia-se que Ay teria pretensões a ser faraó, algo que se veio a concretizar após a morte de Tut, e esta teoria ganha força devido a um osso encontrado no crânio, porém após exames feitos em 2005 descartou-se essa hipótese e atribui-se essa lesão a um erro no processo de embalsamento. As causas de morte continuam meio desconhecidas, mas a hipótese mais válida é Tut ter morrido de complicações após um acidente de caça.

5. Existem dúvidas de que o embalsamento tenha sido bem feito. Okay, esta teoria vi num documentário e nem estou certa que seja globalmente aceite! Segundo este documentário, existem várias falhas: em primeiro, devia ter sido feito um pequeno corte na lateral esquerda mas o corpo de Tut apresenta um corte grande a partir do umbigo (algo que só se começou a fazer mais tarde); não se consegue encontrar um coração no corpo, único órgão com que os faraós eram enterrados; o corpo já se estava a deteriorar quando foi embalsamado: isto pode ser prova de que o faraó morreu longe do vale do Nilo onde havia natrão, essencial para o processo, e portanto este passo teve que ser desenrascado com o que havia à mão.

6. A maldição do faraó. A inicio ia só colocar 5 factos mas acho que este 6º facto é demasiado interessante. É que parece que existe uma maldição do faraó: demorou algum tempo até o túmulo de Tut ser encontrado, por ter sido enterrado em lugar secundário e não próprio de faraó, mas a verdade é que ao ser encontrado e aberto uma série de coisas más aconteceram. O mecenas que encomendou esta expedição morreu em 1923 e no momento da sua morte houve uma falha de electricidade na capital egípcia tendo a cadela do mecenas uivado e caído morta na Inglaterra. Seguir-se-iam mais mortes inexplicáveis relacionadas com o mecenas, mas o mais interessante terá sido o facto de o canário do homem enviado para abrir o túmulo ter sido engolido por uma serpente: animal que se pensava proteger os faraós dos inimigos.

São estes os 6 factos que fui descobrindo enquanto pesquisava sobre este faraó e que decidi partilhar convosco. Tenho a certeza que me ficou a faltar imenso pois apesar de Tut ter morrido apenas com 19 anos, são imensas as coisas que se podem contar sobre o seu tumulo, sua mascara funerária e mesmo sobre a sua familia!

2 comentários:

  1. Isto sao factos extremamente interessantes! Acho que vou ter de ver este programa, tenho a certeza que ia gostar! E ainda bem que incluiste o ponto numero 6, é realmente intrigante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o 6º facto deixou-me deveras assustada e interessada. Aparentemente, a maldição deve-se a terem interrompido o descanço eterno do Faraó!
      Recomendo a série (são só 3 episódios!) :)

      Eliminar