Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

5 Coisas que precisam de saber sobre Versailles!

Esta semana estreou na nossa televisão nacional uma nova série histórica. E tudo bem que eu já vi a série e aparentemente os ingleses tiverem várias queixas por ter conteúdo pornográfco (what??) mas anyways, a série de que vos falo hoje é "Versailles!"

Esta é uma série sobre um dos maiores e mais conhecidos Reis de França, Luís XIV, que foi responsável pela construção do Palácio de Versalhes e pelo Hospital dos Inválidos (em cujo edifício se situa, hoje em dia, o Louvre)!

Na minha opinião este foi um dos mais importantes Reis da história europeia e é também um dos meus favoritos por toda a sua exuberância. Quero escrever mais posts sobre ele e sobre Versalhes (o Palácio) em si mas por agora vou deixar-vos com 5 factos que acho que todos devem saber sobre este Rei. Assim, se quiserem ver a série e não souberem nadiiiiiinha do Luís XIV, ficam informados e nada confusos!

(E se quiserem impressionar alguém, acreditem que estes factos resultam!)

Então aqui vamos nós! Estas são as 5 coisas que precisam mesmoooo de saber sobre a série Versailles, ou melhor dizendo: as 5 coisas que devem saber antes de verem Versailles! (E posso ou não ter inserido um ou dois factos que nada têm  a ver com a série mas são cute). Então vamos lá:




1. Louis XIV foi o Rei que reinou durante mais tempo na Europa.

É isso mesmo! Luís XIV tornou-se Rei in 1643, quando tinha somente 5 anos mas o poder ficou nas mãos do Cardeal Mazarin até Luís XIV atingir a maioridade. Foi apenas em 1661, quando o Cardeal morreu que Luís XIV passou a governar no verdadeiro sentido da palavra. Esse reinado durante até à sua morte, em 1715, o que significa que o seu reinado durou 72 anos e 110 dias. 

2. Louis XIV é também conhecido como o Rei-Sol.


Este Rei escolheu o sol como seu emblema porque é o sol que dá vida e que regula tudo em seu redor. Sendo que o Luís XIV foi o expoente máximo do absolutismo (ideologia em que os todos os poderes estão concentrados numa só pessoa, neste caso na figura do Rei), ele agia mesmo como o Sol, controlando a sua corte e regulando a vida que todos faziam. O Sol é também o símbolo do Deus Apolo, Deus da paz e das artes, e Luís XIV tentou trazer para França um clima de paz tornando-se ao mesmo tempo um patrono das artes.

3. Louis XIV tinha um irmão mais novo, Philippe d'Orleans



Mencionar este facto é muito importante porque Philippe é uma das personagens principais na série. Como se pode ver desde o primeiro episódio, Philippe é casado com Henriette de Inglaterra, irmã do Rei Charles II. Isto é importante porque Henriette foi uma peça fundamental durante o seu tempo por ter contribuindo para a paz entre França e Inglaterra, contudo o seu casamento com Philippe estava longe de ser perfeito e do que ambos queriam: Henriette sempre teve uma paixão por Luís e Philippe era um assumido homossexual que tinha vários amantes na corte, um dos principais era Chevalier de Lorraine.


4. "L'État C'est Moi"

...ou "O Estado Sou Eu" é uma das frases que mais vezes se atribuem a Luís XIV mas...ele nem sequer a disse! Sabe-se que ele era bastante arrogante e existem mesmo história em que, quando ele se queria deslocar e chamada as charretes, atrasava-se e depois declarava que "Eu quase que esperei"! Então, esta frase podia muito bem ter sido proferida pelo Rei-Sol mas não há qualquer indícios que ele de facto o tenha feito, ainda que, na verdade, ele fosse realmente o Estado.

5. Versailles não tem uma única..... casa-de-banho!



Pois é, parece que é verdade! Este é o meu ponto mais relaxado e nada a ver com a série e tenho a certeza que depois de lerem este título estão a pensar para convosco: "Como é que é possível que um palácio com 700 quartos, 60 lances de escadas, 2,153 janelas e mais de 1,200 lareiras não tenha uma única casa-de-banho?". Ainda assim, é verdade! Ou bem... talvez não tenham casas de banho como nós as conhecemos hoje em dia, pelo menos. De qualquer forma, não se preocupem, creio que se nos dias que correm quiserem lá ir e tiverem mesmoooo que ir à casinha, esta já existirá....afinal, Versalhes ocupa 51,000 metros quadrados.... não será por falta de espaço!

E são estes os meus 5 factos! Como vos disse, sendo este um dos meus monarcas favoritos e este um dos palácios que mais quero visitar e que, pela sua dimensão e importância, têm muito para contar será possível que eu faça mais posts sobre qualquer um destes pontos! (E podem deixar sugestões para mim, se quiserem).

E toca a ver a série e a deixar por aqui opiniões, sim? Todas as 4ªfs na RTP1, às 23h.

Sem comentários:

Enviar um comentário