Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Reading Challenge - Recommended by a Friend

Para esta alínea pedi ajuda a duas amigas, que também são ávidas leitoras, quais eram os livros que me recomendavam. Uma recomendou-me "A Irmandade da Adága Negra" por J.R.Ward  que faz parte de uma extensa saga e que eu considerei que poderia fazer parte de outros pontos deste challenge, sendo esse o principal motivo por escolher o único livro que a minha outra amiga me recomendou.

Isso e o facto de ser um romance policial com montes de mistério e suspense e coisas para descobrir. E não fosse eu uma Nancy Drew, lancei-me de cabeça neste livro recomendado pela L, o "Ice Princess" da Camilla Lackberg.



Ai, ai, ai. Que dizer deste drama!!! Este é o primeiro livro de uma saga mas pode ser lido como um stand-alone, visto que o comum entre estes livros são a Erica e o Patrick, o casal maravilha desta história (e toda a sua envolvente). Ora este primeiro volume começa precisamente quando a Erica regressa à sua terra Natal, após a  morte dos seus pais, e se envolve logo numa alhada: descobre a amiga de infância morta na banheira.

Todas as premissas estão desde o inicio lançadas para um policial de alto nível e gostei da forma como podemos ir acompanhando as vidas de todos os personagens ao longo da trama, devido aos inúmeros pontos de vista no livro. O que de facto não gostei é do sentimento de estar sempre "ás escuras", isto é, uma pessoa curiosa como eu que começa logo na primeira página a pensar em quem pode ser o assassino, não consegue ter muita sorte. Isto acontece porque de cada vez que uma prova surge, existe um momento cliffhanger e apenas sabemos qual é essa prova quando a personagem que a encontrou confronta a personagem que a deixou. Nunca dá para ser o leitor a chegar lá e a tentar vestir o fato de detective.

Senti também alguma tensão nos diálogos. Alguns deles foram forçados e podiam ser bastante melhorados: por exemplo, as primeiras conversas entre o Patrick e a Erica. Apenas no final, senti que os diálogos eram mais fluídos, e foram esses os diálogos que mais gostei e que me deram mais prazer no livro (isso e o Eilert, podemos dar um abracinho e fazer cutxi-cutxi neste senhor?)

No geral gostei bastante, e até já vou saltitar para o segundo livro ("The Preacher"). Apesar de pormenores que eu senti que pudessem ser limados, a escrita é bastante agradável e o livro deixou-me maluquinha durante a última semana. Agora posso, finalmente, descansar.

p.s.: podemos imaginar o sôr Patrick como o sôr Daniel Craig, podemos, podemos, podemos?

E como citação:
"'How did she look?'

At first Erica didn’t understand what Birgit had said. Her voice was tiny, like a child’s. Erica didn’t know what to answer.
‘Lonely,’ was what finally came out, and she regretted it at once."


(10 de 50)


1 comentário:

  1. Aiii ainda bem que gostaste! Concordo contigo que pela maneira como ela escreve é muito dificil de adivinhar ou de imaginar o que vem ai, mas isso para mim também é um pouco o que me deixa agarrada aos livros a querer saber sempre mais eheh A relação do Patrick e do Erica tambem me é muito querida, e acredita que ao longo dos livros seguintes ainda fica melhor!!

    ResponderEliminar