quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Primeiras Linhas #7: As Flores de Lótus
Este livro deixa-me exciiiiiited!
Na semana passada, ia a passar na estante e vi este "Flores de Lótus" de José Rodrigues dos Santos lá estacionado e peguei logo nele. Era um livro que já queria ler à algum tempo porque trata de temas da 1º Guerra Mundial e das mudanças políticas e económicas do século XX, e como é uma época histórica que gosto muito, fiquei mesmo com vontade de o ler assim que saiu, mas o tempo foi passando e outros livros passaram pelos meus olhos primeiro, até chegar o momento em que decidi que ia mesmo pegar neste livro.
De momento, estou na página 150 e apesar de o livro ser sobre 4 famílias (chinesa, japonesa, russa e portuguesa) por enquanto ainda só foram apresentadas duas: os Teixeira e os Satake.
Até agora estou a gostar bastante e a sentir que a história é contada de uma forma que me vai ficar na memória. Senti que houve um choque de culturas entre esta nossa cultura ocidental e a cultura japonesa, e por momentos senti-me um bocadinho chocada e muito irritada (que leu estes primeiros capítulos e não quis abraçar a Aiko??? Aii, tadinha!).
A parte portuguesa é a que estou a gostar menos porque sinto que é um autêntico despejar de informação sobre a política/filosofia desde os tempos gregos, informação essa que realmente é demasiada para uma pessoa, caso não esteja já por dentro do assunto, reter e que torna a parte dos Teixeiras um bocadito chatinha.
Eu sei que muita gente não gosta de José Rodrigues dos Santos e que nem considera os seus livros obras literárias mas eu cá não me importo com a forma como escreve (sejamos honestos, não é assim fantástica mas está longe de ser horrível) e acho que conta a história de uma forma interessante e que passa a mensagem que quer e tem de passar.
Como disse, já houve algumas partes menos interessantes e até chatinhas (aquelas aulas do Baptista, oh God, salvem-me!) mas está a andar, e está a ganhar ritmo. Vamos lá a isto!
Estou curiosa para conhecer as outras duas famílias que faltam, especialmente a russa já que a história soviética do século XX é dos temas históricos que mais me apaixona, interessa e prende.
Já alguém leu este livro? Partilhem opiniões!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ja há muito que nao leio nada dele mas também sempre gostei, aliás os livros deles sempre foram dos que mais ficam frescos na minha memória portanto não tarda muito vou-me agarrar a outro! Este possivelmente não pára já mas fico a aguardar a tua opinião final ;)
ResponderEliminarSim, acho que ele consegue passar a mensagem bastante bem! O unico que li foi o Furia Divina e achei totalmente diferente deste; este é mais debitar factos históricos e menos romance.
EliminarAh eu adorei o Furia Divina, e outro que gostei muito também foi o Codex 632 e o Setimo Selo! :D temos sempre muito que ler nós!
EliminarPois é!!! Tantos livros e tão pouco tempo!
Eliminar