Tal como o desafio das 4ªf este é um desafio que não estou certa que consiga fazer sempre ou mesmo que consiga ter 10 livros para a lista mas vou tentar.
Esta semana o tema são 10 livros a que dei 5 estrelas recentemente mas o meu problema é que....eu sou forreta com as estrelas e raramente dou 5 estrelas a um livro. Então, vou retirar o 'recentemente' e este vai ser simplesmente um top de 10 livros a que dei 5 estrelas!
Sem nenhuma ordem em particular, apresento-vos os meus 10:
1. Memorial do Convento, José Saramago
Este é o meu livro favorito de todo o sempre. Então, ainda que esta lista não tenha ordem este seria sempre o primeiro. O Saramago é um dos meus autores favoritos e o estilo de escrita irreverente dele faz-me pensar que, também eu, posso ser diferente. Except I'll never be him, unfortunetly. Este livro é sobre a construção do Convento de Mafra seguindo a história de amor entre Blimunda, sete-luas, e Baltasar, sete-sóis, e focando assuntos como o sobrenatural e a construção da Passarola. Uma história que pode muito bem ser verídica, sobre amor, perseverança e amizade e que eu recomendo a todos porque é lindo e fantástico e poderoso!
2. O Teorema de Katherine, John Green
Este foi na verdade o único livro de John Green que eu gostei. Achei que tinha imenso humor....talvez tenha sido só por ter sido o primeiro livro dele que li, ou talvez seja por as Kats serem um tema principal no livro e eu me sentir...lisonjeada?!
3. Diário do Último Ano, Florbela Espanca
Florbela Espanca é, talvez, a minha poeta portuguesa favorita e este livro é uma verdadeira viagem durante o seu último ano de vida escrita de uma forma tão simples e tão bonita.
4. O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos
Quando era pequenina, via uma série sobre este livro na tv e sempre me ficou gravada na mente. Anos depois, li este livro e foi uma nova viagem. A história de um menino que se faz adulto, de um pé de laranja-lima no quintal e de um amigo Portuga sempre presente. De toda esta lista é um livro que mais recomendo mas atenção, tenham kleenex por perto! Muitas lágrimas!
5. Duas Irmãs e um Rei, Philippa Gregory
Este foi o livro que me viciou na Philippa Gregory. Adoreiiiiiiiii tudo. Gosto muito desta forma de contar a história: o foco é a Ana Bolena e o Rei mas a história é contada através de Maria Bolena. Foi um livro que me divertiu muito e que me fez querer aprender mais sobre os Tudor.
6. Wallbanger, Alice Clayton
Risos, risos, risos! É só o que posso dizer. Este é dos meus livros preferidos porque foi das primeiras comédias que li que realmente me fizeram rir. Foi este livro que me fez escrava da Alice Clayton, também.
7. Outlander, Diana Gabaldon
Neste caso eu vi a série primeiro e decidi que tinha mesmo que ler o livro porque queria saber o que iria acontecer e como a série estava num hiatus ainda tinha que esperar bastantes meses. Não me arrependi porque este livro foi mesmo fantástico e eu estou a adorar a saga...apesar de serem grandes calhamaços e eu ainda estar no 3º livro. Oops.
8. Por Favor, Não Matem a Cotovia, Harper Lee
Este livro aparece nesta lista porque adorei ver esta história contada do ponto de vista de uma criança. Sei que o livro é antigo, mas a desigualdade é um tema que me assusta muito e que acho que deve ser combatida e a forma como é tratada neste livro agradou-me.
9. D. Amélia, Isabel Stilwell
Este livro é sobre a última Rainha de Portugal, D. Amélia de Orleães e sobre toda a sua vida, desde o momento em que ficou prometida a D. Carlos II ao momento da sua...morte? (okay pronto, já não estou bem certa de quando é que o livro acaba, mas vá, não me joguem pedras!). Eu gostei deste conto tipo diário e gostei muito de conhecer esta Rainha, apesar de a escrita da Isabel Stilwell nem sempre me ter agradado.
10. Rafa: My Story, Rafael Nadal & John Carlin
Este livro entra nesta lista porque o Rafael Nadal é tipo o meu top dos tops dos tops de desportistas e pessoas deste mundo. Eu simplesmente adoro-o e lembro-me que para conseguir este livro tive que pedir a alguém para mo trazer de algures (oh, eu com os meus 13 aninhos e desconhecimento de existências de coisas como ebay e etc). Também foi o primeiro e único livro que li sobre desportistas e a não ser que o Rafa lance mais algum, será também o último!
Wallbanger por acaso também me passou pelos olhos lol mas pensei: será mais do mesmo? Achas que vale a pena?
ResponderEliminarEu quando vi a capa achei que era mais de Fifty Shades of Grey e todo esse rol de romances eróticos que se seguiu mas bastou-me ler um pouco para perceber que nada disso! A capa engana (bem...um bocadito hihi)
Eliminar