Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

T5W: Os piores interesses românticos



É quarta-feira e sabem o que isso significa: Top 5 das quartassssss.

Este Top 5 Wednesday foi inventado pela Lainey e podem aceder ao grupo de Goodreads aqui! (não se vão arrepender).
Esta semana vou substituir o tópico "Séries que lemos que mereciam mais livros" por "Os piores interesses românticos" porque eu não leio muitas séries e por isso não teria nenhum livro para mencionar!



1. Bella/Edward em "Twilight" por Stephanie Meyers

Bella e Edward. Por onde começar.......... Eu podia ter escolhido um dos dois mas eu acho honestamente que eles são os dois péssimos. A Bella é uma tola, sem vontade própria que se sente tão apaixonada pelo Edward que nem percebe tudo o que há de errado nessa relação. E o Edward é tão.... urgh. Tipo, tomando decisões sozinho sem querer saber de mais ninguém... uma coisa temos que dizer: ele tentou afastar-se da Bella (did he reallyyyy?) o que era bom porque eles são PÉSSIMOS, HORRÍVEIS, NÃO, NÃO, NÃO.

2. Gale em "Jogos da Fome" por Suzanne Collins
 
Ai, o Gale! Ora bem... eu gosto do Gale, e mais do que gostar do Gale eu gosto que o Liam Hemsworth faça de Gale. Coraçõezinhos Gale. E diga-se que eu gosto bastante da amizade que o Gale tem com a Katniss, durante o primeiro livro, acho que eleé um moço às direitas em que se pode confiar por isso, pergunto eu, porque é que o arruinaram com esta paixão assolapada pela Katniss? Esta paixão nada a ver? Porque é que estragaram uma personagem boa com crises de ciúmes e infantilidades do "não podes ser amiga de mais ninguém, és só minha porque iamos caçar coelhos ao sábado de manhã!" e do "quero lá saber se andas a sobreviver e a lutar pela tua vida, livra-te de te juntares a outro membro do sexo masculino". Passo!!

3. Alaska em "À Procura de Alaska" por John Green

Eu podia dizer bastante sobre a Alaska se a Alaska realmente tivesse algum conteúdo. Eu não percebi qual é que era a panca pela Alaska, não percebi quem era a Alaska e quais eram as suas motivações nesta história e porque é que toda a gente rezava o terço à Alaska. Achei-a uma tola e por isso está nesta lista porque o Pudge (coitadito, também era um bocado tótó) merecia melhor.

4. Nick and Amy Dune em "Gone Girl" por Gyllian Flynn


Aiii estes dois. Em primeiro lugar, eu quero frisar que este livro é óptimo e que as personagens são fantásticas e bem construídas mas dai a serem boas uma para a outra.... bem, vamos com calminha. Em primeiro lugar, a Amy é passada, totalmente maluca, mas em parte acho que ficou assim devido a todo o sofrimento porque passou tanto com os pais como com o Nick. Por isso, o Nick também não se livra de ser um grande canastrão. Vá, peçam lá o divórcio e não magoem mais ninguém, sim?

5. Natasha em "Guerra e Paz" por Lev Tolstoi

Okay, e então se eu só vi a Guerra e Paz na mini-série da BBC? Vou à mesma comentar esta Natasha. Começo com: a Natasha era tipo uma das personagens que eu mais gostava mas depois faz algo totalmente out-of-character que é apaixonar-se pelo Anatole em 0.02 segundos e querer fugir com ele?? Então, esperou quase um ano que o Andrei voltasse da sua vidinha e depois do nada já nao o quer? Não entendi. E como o Andrei era o meu personagem mais que favorito, a Natasha foi um péssimo amor para ele. Mas foi só durante um ou dois episódios, vá.... depois redimisse no final.


São estes os meus 5 piores interesses românticos até à data. Deixem-me em comentários quem são os vossos para que possamos odiá-los juntos!

terça-feira, 29 de março de 2016

T10T: 10 Livros a que dei 5 estrelas recentemente

Então, cá venho eu com outro challenge! Desta feita trata-se do Top 10 Thursday, inventado pelo blog The Brooke and The Bookish, que eu vi e achei muiiiita piada.
Tal como o desafio das 4ªf este é um desafio que não estou certa que consiga fazer sempre ou mesmo que consiga ter 10 livros para a lista mas vou tentar.

Esta semana o tema são 10 livros  a que dei 5 estrelas recentemente mas o meu problema é que....eu sou forreta com as estrelas e raramente dou 5 estrelas a um livro. Então, vou retirar o 'recentemente' e este vai ser simplesmente um top de 10 livros a que dei 5 estrelas!

Sem nenhuma ordem em particular, apresento-vos os meus 10:

1. Memorial do Convento, José Saramago


Este é o meu livro favorito de todo o sempre. Então, ainda que esta lista não tenha ordem este seria sempre o primeiro. O Saramago é um dos meus autores favoritos e o estilo de escrita irreverente dele faz-me pensar que, também eu, posso ser diferente. Except I'll never be him, unfortunetly. Este livro é sobre a construção do Convento de Mafra seguindo a história de amor entre Blimunda, sete-luas, e Baltasar, sete-sóis, e focando assuntos como o sobrenatural e a construção da Passarola. Uma história que pode muito bem ser verídica, sobre amor, perseverança e amizade e que eu recomendo a todos porque é lindo e fantástico e poderoso!


2. O Teorema de Katherine, John Green





Este foi na verdade o único livro de John Green que eu gostei. Achei que tinha imenso humor....talvez tenha sido só por ter sido o primeiro livro dele que li, ou talvez seja por as Kats serem um tema principal no livro e eu me sentir...lisonjeada?!

3. Diário do Último Ano, Florbela Espanca


Florbela Espanca é, talvez, a minha poeta portuguesa favorita e este livro é uma verdadeira viagem durante o seu último ano de vida escrita de uma forma tão simples e tão bonita.

4. O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

Quando era pequenina, via uma série sobre este livro na tv e sempre me ficou gravada na mente. Anos depois, li este livro e foi uma nova viagem. A história de um menino que se faz adulto, de um pé de laranja-lima no quintal e de um amigo Portuga sempre presente. De toda esta lista é um livro que mais recomendo mas atenção, tenham kleenex por perto! Muitas lágrimas!

5. Duas Irmãs e um Rei, Philippa Gregory

Este foi o livro que me viciou na Philippa Gregory. Adoreiiiiiiiii tudo. Gosto muito desta forma de contar a história: o foco é a Ana Bolena e o Rei mas a história é contada através de Maria Bolena. Foi um livro que me divertiu muito e que me fez querer aprender mais sobre os Tudor.

6. Wallbanger, Alice Clayton

Risos, risos, risos! É só o que posso dizer. Este é dos meus livros preferidos porque foi das primeiras comédias que li que realmente me fizeram rir. Foi este livro que me fez escrava da Alice Clayton, também.

7. Outlander, Diana Gabaldon


Neste caso eu vi a série primeiro e decidi que tinha mesmo que ler o livro porque queria saber o que iria acontecer e como a série estava num hiatus ainda tinha que esperar bastantes meses. Não me arrependi porque este livro foi mesmo fantástico e eu estou a adorar a saga...apesar de serem grandes calhamaços e eu ainda estar no 3º livro. Oops.

8. Por Favor, Não Matem a Cotovia, Harper Lee

Este livro aparece nesta lista porque adorei ver esta história contada do ponto de vista de uma criança. Sei que o livro é antigo, mas a desigualdade é um tema que me assusta muito e que acho que deve ser combatida e a forma como é tratada neste livro agradou-me.

9. D. Amélia, Isabel Stilwell

Este livro é sobre a última Rainha de Portugal, D. Amélia de Orleães e sobre toda a sua vida, desde o momento em que ficou prometida a D. Carlos II ao momento da sua...morte? (okay pronto, já não estou bem certa de quando é que o livro acaba, mas vá, não me joguem pedras!). Eu gostei deste conto tipo diário e gostei muito de conhecer esta Rainha, apesar de a escrita da Isabel Stilwell nem sempre me ter agradado.

10. Rafa: My Story, Rafael Nadal & John Carlin


Este livro entra nesta lista porque o Rafael Nadal é tipo o meu top dos tops dos tops de desportistas e pessoas deste mundo. Eu simplesmente adoro-o e lembro-me que para conseguir este livro tive que pedir a alguém para mo trazer de algures (oh, eu com os meus 13 aninhos e desconhecimento de existências de coisas como ebay e etc). Também foi o primeiro e único livro que li sobre desportistas e a não ser que o Rafa lance mais algum, será também o último!

sábado, 26 de março de 2016

Reading Challenge - A Book set in another country

E se queremos viajar, que maneira melhor do que pegar num livro e ir? Pois  bem, eu fui até ao Egipto! (e se neste momento têm o Cairo dos Táxi na cabeça, bem...juntem-se ao clube!).

Este livro além de uma viagem marcou também a minha primeira leitura de Agatha Christie! Weee. Nunca o teria feito se não me tivessem convidado para um grupo de Goodreads em que temos que ler um livro da Agatha por mês (e como já me conhecem, já devem saber que nestes 3 meses só li 1....pois é!).

Anyways, o meu livrinho foi.... Morte no Nilo!

Resumindo esta minha leitura: fiquei fã! Gostei bastante do estilo de escrita e da narrativa. Temia que, devido ao livro ter sido escrito há tantos anos, não me identificasse com as personagens ou com a trama ou mesmo com a maneira da escrita mas a verdade é que me senti afogada em sentimentos.

Tal como acontece sempre que leio um mistério,  suspeito de uma pessoa logo nos primeiros capítulos e raramente essa suspeição muda para outra personagem. Neste livro cheguei a pensar nos suspeitos que se revelaram como os assassinos mas por me dizerem "olha que nunca é quem suspeitas, Cat!" eu fui mudando as minhas opiniões ao longo das páginas. (Acho que cheguei mesmo a desconfiar de toda a gente abordo desta história!)

Outra coisa que temia era que não gostasse do Poirot, por ser tão fã de Sherlock Holmes, mas adorei este 'homenzinho' rechonchudo!

Acho que policiais são sempre mais giros de ler em conjunto com outras pessoas para irmos trocando opiniões, suspeitas e azedumes! Estou ansiosa pelo próximo da Agatha Christie que lerei!!!!

A minha quote de eleição é, portanto:
“For, as Mr. Ferguson was saying at that minute in Luxor, it is not the past that matters but the future.”

(13 de 50) 

sexta-feira, 25 de março de 2016

5 Coisas que precisam de saber sobre Versailles!

Esta semana estreou na nossa televisão nacional uma nova série histórica. E tudo bem que eu já vi a série e aparentemente os ingleses tiverem várias queixas por ter conteúdo pornográfco (what??) mas anyways, a série de que vos falo hoje é "Versailles!"

Esta é uma série sobre um dos maiores e mais conhecidos Reis de França, Luís XIV, que foi responsável pela construção do Palácio de Versalhes e pelo Hospital dos Inválidos (em cujo edifício se situa, hoje em dia, o Louvre)!

Na minha opinião este foi um dos mais importantes Reis da história europeia e é também um dos meus favoritos por toda a sua exuberância. Quero escrever mais posts sobre ele e sobre Versalhes (o Palácio) em si mas por agora vou deixar-vos com 5 factos que acho que todos devem saber sobre este Rei. Assim, se quiserem ver a série e não souberem nadiiiiiinha do Luís XIV, ficam informados e nada confusos!

(E se quiserem impressionar alguém, acreditem que estes factos resultam!)

Então aqui vamos nós! Estas são as 5 coisas que precisam mesmoooo de saber sobre a série Versailles, ou melhor dizendo: as 5 coisas que devem saber antes de verem Versailles! (E posso ou não ter inserido um ou dois factos que nada têm  a ver com a série mas são cute). Então vamos lá:


quarta-feira, 23 de março de 2016

T5W: Livros que Não Acabei


Lembram-se de ter dito que não me ia meter em mais challenges? Pois, esqueçam lá isso. Vi esta iniciativa muito gira no goodreads chamada Top 5 Wednesday em que a cada quarta-feira tenho tops 5 de livros diferentes e achei engraçado tentar completar os tops todas as semanas.

Esta iniciativa foi inventada pela Laney e podem saber tudo e mais alguma coisa aqui!!

Esta semana o Top será dos Livros que não acabei de ler, aqueles que deixei esquecidos a um canto ou que me faziam arrepiar tanto que tive mesmo que desistir.

Eu detesto deixar livros a meio, mas cá consegui desencantar 5! Ora vejam:

1. Persuasão de Jane Austen.

EU SEIIIII, é quase impossível encontrar alguém que não goste da Jane Austen mas aqui estou eu para vos provar que existem estes espécimen. Este livro abandonei-o depois de andar com ele cerca de 2 anos, nos meus tempos de universidade, na mochila. Simplesmente não gostei da forma de escrita, da narrativa e das personagens. Bem sei que era uma época totalmente diferente mas não gostei mesmo da forma como se referiam às mulheres e qual era o suposto ideal de família. (Devo dizer que li o livro em português por isso dou um desconto no que concerne a forma de escrita pois pode ter perdido bastante na tradução).

2. Os Miseráveis de Victor Hugo.

Eu adoro os Miseráveis. Eu adoro a peça de teatro e o filme e a banda sonora que toca constantemente no meu iTunes. Eu simplesmente adoro a história, mas este livro.... este livro! Talvez sejam as mais de mil páginas ou as descrições excessivas com pensamentos de uma altura de que nada sei, mas este livro está dificiiiiiil. Eu digo a mim própria que qualquer dia ainda lhe volto a pegar e a ler mas acho que esse dia está muito distante. Por enquanto, dá um bom suporte para a minha lampâda de cabeceira (Desculpa, Victor Hugo, amigo!)

3. 1984 de George Orwell.

Este é daqueles que de certeza que lhes vou voltar a pegar. Acho que não o acabei porque estava numa altura da minha vida em que não consegui mergulhar bem na história e nos personagens e por isso não lhe liguei muito, mas lembro-me que gostava da história e que sentia que a história era um reflexo dos nossos dias. Até um dia, 1984!

4. A Espia da Rainha de Philippa Gregory.

 Então, num belo dia peguei num livro da Philippa Gregorya ("Duas Irmãs e um Rei") e apaixonei-me por tudo e por isso pensei eu que tinha encontrada a minha nova escritora histórica favorita e que tudo o que daquelas mãozinhas saísse seria lindo e maravilhosa. Eu estava errada!!!!! Apesar de adorar a forma de como a Philippa Gregory pega numa personagem exterior à trama histórica e faz com que seja ela a contar a história, eu detestei esta Hannah, tão ingénua, e esperei que ela crescesse e fizesse com que parassem de se aproveitar dela mas depois de 200 páginas continuava o mesmo rengo-rengo. PASSO!

5. A Cidade de Vidro de Cassandra.

Ora este é o 3º volume daquela série que agora é tão adorada, os Intrumentos Mortais, mas que eu tive mesmo que abandonar depois do Simon se tornar num vampiro porque como é óbvio agora todos os livros sobrenaturais/fantásticos têm que ter um vampiro de estimação. Depois de o abandonar apercebi-me que talvez o meu fascinio residisse mais no facto de ter sido o James Campbell Bower a fazer de Jace no filme no que noutra coisa qualquer.

E pronto, são este os meus 5 livros. E por aí, quais foram os livros que tiveram mesmoooo que abandonar por não os poderem ver mais à frente?

sexta-feira, 18 de março de 2016

6 coisas que aprendi a ver 'TUT'

Eu sou uma amante de história. E sou um bocadinho auto-didata porque não segui nenhum curso de história e quer dizer, quem é que ensina estas coisas egípcias e de faraós na escola, não é? Certo é, que  esta coisa de faraós e pirâmides, sempre me intrigou. Acho que os egípcios eram coerentes e morriam como viviam, de forma ostentiva.

Tendo em conta que sabia aproximadamente zero sobre dinastias egípcias, sabia, como todos, quem foi Tutankamon. Ou pensava eu que sabia. Recentemente vi o documentário 'Tut', sobre a vida deste faraó menino, um dos mais conhecidos e famigerados na atualidade, e claro que fui logo pesquisar mais documentários no youtube e informações à internet sobre se o que se passou na série foi de facto real.

De tudo o que descobri, vou contar 6 coisas. 6 coisas que aprendi a ver Tut e a pesquisar sobre ele. São 6 coisas que podem ser óbvias ou até polémicas, mas que eu vou aqui escrever para pessoas que, como eu, não sabiam da sua existência. Ora vamos lá: